segunda-feira, 13 de maio de 2013

Apesar de não falar de nada muito pessoal no blog, hoje deu-me vontade de fazer um tipo diferente de post, que sei que nem todas vão gostar portanto este é para quem tiver vontade de ler um bocadinho hoje. Como deu para ver pelo título hoje quero falar um bocado sobre auto-estima e auto-confiança.

Toda a gente tem em certa altura da sua vida auto-estima baixa! Os motivos podem ser variados e incontáveis, desde situações de insucesso temporário, más influências exteriores, descontentamento em relação à imagem, mudanças drásticas na imagem ou até problemas hormonais.

Aqui no blog, são cada vez mais os comentários fantásticos que recebo de vocês relativamente à minha imagem. E pus-me a pensar "Porque é que parece que só acreditamos nas nossas qualidades quando nos são ditas por outros?". Já repararam a facilidade com a qual nós nos deitamos abaixo, salientamos os nossos defeitos, majoramos as pequenas imperfeições que temos e no entanto a dificuldade em enumerar as nossas qualidades é enorme?

Os media cada vez mais transmitem estereótipos de beleza errados, modelos com a barriga perfeita, rostos perfeitos, peito no tamanho perfeito, rabo e pernas sem sinal de celulite, cabelo sem um único fio fora do sítio e dentes mais brancos que a neve. Este parece ser o único tipo de beleza admitido nas tvs e revistas, quando na realidade a mulher padrão está longe de se parecer com tal.

Eu sou baixinha (1.56m), não sou magra (peso mais de 50kg), não tenho mamas para uma copa C nem sequer para o tamanho 36B, os meus dentes não são brancos, o meu tom de pele não é uniforme, o meu cabelo parece um ninho de ratos se não o arranjar, tenho uma cicatriz no bum bum (de ter sido operada) e tenho estrias nas coxas. Estou longe de atingir o ideal de beleza dos media. E sabem que mais? I don't care!

A mulher, ao contrário do homem, é cada vez mais pressionada pela sociedade para ser perfeita. Não vou mentir e dizer que tal não me afecta mas... Vale a pena? Mais vale sorrir com todos os meus dentes amarelos para o espelho todas as manhãs, pegar na minha lingerie quase comprada na secção de criança, tentar domar a minha juba capilar e ir encher a bagagem que é a vida de experiências memoráveis.

E se alguma vez alguém vos atacar com um insulto à vossa aparência o que fazem? Dão boas respostas!
Tenho mamas pequenas? Menos peso para transportar!
O meu cabelo parece um ninho de ratos? Ao menos tenho o poder de ter um habitat nele!
Tenho os dentes amarelos? Ao menos faço o trânsito abrandar sempre que sorrio!
Tenho borbulhas? Só as fiz crescer para ter com que me entreter a espremer quando estou aborrecida.
Sou gorda? Assim tens mais de mim para amar!


Desculpem o post fora de contexto mas hoje queria passar esta mensagem. E mais... Quero lançar-vos um desafio! Hoje quero que nos comentários me digam qualidades físicas vossas, elogiem-se! Eu vou dar o exemplo e ser a primeira: Gosto imenso dos meus olhos porque têm uma cor única, gosto das minhas mãos e unhas e apesar de tudo tenho uma simpatia pelo meu rabo. x)

Raquel Pereira Painço

57 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I xD

    Também sou baixinha e também tenho um tamanho de sotien pequeno xDD

    Mas gosto do meu bumbum e das minhas unhas :D

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post :) Acho que tens razão no que dizes, somos muito pressionadas para sermos perfeitas...e claro que às vezes no sentimos um pouco mais em baixo por causa disso...mas mais vale não pensar no assunto, porque há sempre quem gosta de nós e nos elogia :)
    Beijinhox

    ResponderEliminar
  3. Tenho a dizer que adorei o post!
    Eu sei do que falas porque sou mais gordinha comparada às minhas amigas, e não me sinto bem comigo mesma, mas tento viver com isso e desde que tenho o meu blog que tenho vindo a aceitar-me mais. Quanto a uma qualidade física.. toda a gente elogia o meu cabelo, isso conta certo? ahah
    beijiinhos, Catarina

    catascustodio.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gosto dos meus olhos também, do meu cabelo! E tou como tu, o meu rabiosque apesar de meio gorduxo também até temos uma boa relação! lol
    Acho que com os anos aprendemos a gostar um pouco mais de nós, mas também passei por uma fase má! Ter usado aparelho ajudou-me bastante na auto-estima, apesar dos meus dentes também não serem lá muito brancos, mas é mesmo assim, nem toda a gente tem a mesma cor de dentes! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, muito bacana e direto.
    Gosto do jeito que me expresso eu falo bem, é meio coisa de louco mas adoro meu cílios, eles não são grandes, mas quando passo rímel ninguém me segura. rs

    http://divasstore.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oh adorei o teu post e tens toda a razão. Passamos a vida a encontrar defeitos no nosso corpo em vez de sermos felizes com o que temos :)
    Eu gosto dos meus olhos, mãos e das minhas pernas ^^

    ResponderEliminar
  7. Obrigada fofinha :)
    Já agora, em relação ao teu post gosto dos meus olhos também e dos meus lábios :p!
    Acho que toda a gente não deve ter problemas naquilo que são, também já tive uma má fase por ter um peito relativamente grande..
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. gosto dos meus olhos, da minha barriga, do meu rabo, do meu cabelo... acho que cada vez gosto de mais coisas em mim e acho que isso é mesmo muito bom :)

    http://maisumblogdegaja.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Adorei o teu post, é um boost de alta confiança a nós mulheres, comuns mortais que suspiram pelas modelos Victoria Secret ahaha
    Consigo encontrar mais defeitos do que qualidades e por isso tenho-me aplicado bastante numa alimentação saudável e bastante exercício. Mas algumas vezes olho-me para o espelho e sorrio... E sabes que mais? Mesmo com os meus dentes amarelos, o queixo marcado das borbulhas, adoro ver-me ao espelho a sorrir :) Adoro as minha covinhas, que vinca mais de um lado que no outro, os meus olhos^^
    E também confesso, adoro as minhas meninas ahahah
    Beijinho e muito obrigada pelos teus elogios *-*

    ResponderEliminar
  10. Boa abordagem, miúda ;)
    Deixou-me de sorriso no rosto! ;)
    Temos mesmo de ser assim, senão não há quem viva.
    somos lindas e especiais so por sermos mulheres, é o que acho ;)

    Beijoca

    ResponderEliminar
  11. A auto-estima é muito importante e reflecte-se em nós! Como eu costumo dizer "se não gostar de mim, quem gostará?" :D

    ResponderEliminar
  12. Olá minha flor ... ✿
    Que arraso, em?
    - Tenha uma ótima noite!

    ResponderEliminar
  13. muito obrigada! gostei muito do teu blog princesa

    ResponderEliminar
  14. Penso que, não descurando a parte da alimentação, que tem um peso enorme na saúde, cada um deve procurar estabelecer os seus próprios padrões, de modo a que se sinta bem. Vivemos numa ditadura de padrões estabelecidos, os quais não podem ser adequados a toda a gente.
    Nós, os latinos, nunca vamos conseguir o corpo de um europeu do centro e norte da Europa e temos de combater essa tendência, ou então vamos odiar o corpo com que nascemos. :/

    ResponderEliminar
  15. Adorei o texto e as dicas para respostas.xP Também eu sofro desse mal de medir 1,56m, mas afinal, as coisas pequeninas são sempre fofinhas.^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Concordo e gosto muito!! acho que tens toda a razão e temos de começar a gostar de nós como somos e não andar sempre em busca de sermos ou parecermos perfeitas! xx

    ResponderEliminar
  17. Gostei deste teu post, a maneira irónica e divertida como terminas o mesmo é fantástica, mas a ideia é mesmo essa converter os pontos negativos em pontos positivos, decerto que não é fácil fazê-lo mas também não é impossível.
    Quanto a mim, não posso dizer que seja das pessoas com mais auto-estima, mas esforço-me para contornar isso e aprender a viver com as coisas.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  18. Olá queridas!
    Estou com muita convicção a começar começar um novo blog e preciso mesmo de muita ajuda para conseguir que o blog cresça e tenha seguidores e para isso peço a ajuda de todos para partilharem e divulgarem o meu blog
    Obrigada por qualquer ajuda!
    http://www.inlovewithfashion.blogs.sapo.pt
    https://www.facebook.com/inlovewithfashionportugal

    ResponderEliminar
  19. Concordo plenamente e realmente fazem falta posts destes na blogosfera!

    ResponderEliminar
  20. Ahaha! Obrigada por este post! É absolutamente verdade!
    Eu tenho uma ligação especial com o que dizem do meu cabelo... sempre fui demasiado zeloza com ele.. aliás, quando não sabia lidar com ele, só queria passar despercebida. As pessoas gozavam comigo, diziam que tinha carapinha e que era feia... parecendo que não estas coisas ficam-nos na cabeça a vida toda!
    Quando comecei a ganhar um pouquinho mais de auto-confiança (ainda preciso de baldes dela!) e comecei a expor-me virtualmente enquanto personagem do meu blogue é que reparei que o meu cabelo não é assim tãaaao mau. É diferente. E diferente não é necessariamente mau. É único. E quando as pessoas me elogiam dizendo que tenho um cabelo bonito, ainda hoje me custa a crer porque fui, durante tantos anos, gozada por causa dele.. Mas a vida é assim mesmo, e temos que sorrir para ela! Ainda que o nosso sorriso seja de dentes amarelos. É um sorriso, nonetheless!


    Um beijinho e obrigada, mais uma vez, por este post fenomenal! :)




    Mirabilis Makeup

    ResponderEliminar
  21. Amei as tuas palavras, obrigada por me fazeres sentir melhor :)

    Kiss*
    www.scream-of-beauty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Adorei o post, eu por acaso não tenho falta de auto-estima, mas conheço imensas pessoas que têm e estas palavras fazem muito bem a pessoas que estão mais em baixo :)
    Eu cá adoro o meu cabelo, a cor é linda, adoro os meus lábios, olhos pernas ombros xD sinceramente acho que gosto tudo em mim :)

    ResponderEliminar
  23. Gosto dos meus olhos, dos meus lábios, do meu cabelo e da minha barriga.

    http://deverasoriginal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Que belo post, gostei imenso :))
    Eu gosto muito dos meus olhos, da minha boca e das minhas mãos. Não gostava nada do meu cabelo porque era frisado, mas agora adoro porque está liso como sempre quis!! Também tenho cicatrizes na barriga, devido a uma operação que fiz no ano passado e espero conseguir para usar bikini no Verão, senão tenho de procurar um fato de banho. Acho que só este aspeto é que me deixa um pouco em baixo, mas agora tenho que viver com elas, fazem parte de mim e embora quisesse não consigo ignorá-las!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. UAAAAAU, QUE TUUUDO! Adoreei !!
    Adorei o blog flor, proposta super criativa, parabens!
    Beijos lindaa!

    Tem Instagram? se tiver me segue e deixa um recadinho que eu sigo de volta! @_jujumotta
    http://agorasoulinda.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  26. Adorei o post ;) Muitas vezes a minha auto-estima vai abaixo, mas felizmente aprendi a levantá-la de forma rápida ;) Adorei as tuas respostas :p

    Ora bem, quanto ao que gosto em mim... Adoro o meu cabelo (desde a sua cor, até ao facto de ser liso), gosto dos meus olhos (apesar de não serem perfeitos- uso óculos), gosto dos meus dedos das mãos e gosto das minhas mamas (o facto de serem pequenas faz com que tenha uma grande variedade de soutiens à escolha :P )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Eu também tive quando era pequena, e tive no início das aulas... por acaso gostei!

    ResponderEliminar
  28. nossa, adooorei o post!
    tem mesmo que ter auto-estima!
    eu adoro meus cabelos!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  29. Já fui magrinha e doente, e agora sou gordinha e adorooooo e queres saber que mais?
    I don't care!!!!

    Adorei o post!
    xoxo

    ResponderEliminar
  30. O meu rapaz já é licenciado em Engenharia Civil :p
    Boa sorte para depois arranjares emprego... Também está complicado para ele.

    ResponderEliminar
  31. gostei muito da publicação, muito inspirador :)

    ResponderEliminar
  32. Obrigada por passares no meu cantinho! adorei o post :) já te estou a seguir :)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  33. Eu adorei esta publicação!
    Eu acho perfeitamente normal que exista algo em nós que não gostamos e queríamos mudar mas mesmo assim temos que aprender a gostar de nós como somos e a valorizar as coisas boas :)

    ResponderEliminar
  34. Olá! Que bom humor e boa auto-estima! Continua assim e a fazer posts como estes! :D
    Quanto ás revistas... eu sou viciada, faz-me sentir uma Carrie Bradshaw por umas horas x)
    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
  35. adoro o meu cabelo, as minhas pernas e o meu tom de pele :) ah e até me acho bonita, tem dias..
    espero que o sprint te corra bem :p

    ResponderEliminar
  36. Pois amore vc tem razao a gente é cada vez mais cobradas a sermos perfeitas: temos que cuidar da carreira, da vida pessoal, amorosa, da casa e AINDA sermos "lindas"
    Cada uma tem sua beleza individual e tem q saber valorizar e tentar nao encanar ne beijos!

    ResponderEliminar
  37. Adorei o post!! Ninguém é perfeito e nós precisamos enxergar o que temos de bom.
    Eu adoro o meu bumbum, os meus cabelos e meu nariz!!!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderEliminar
  38. gostei muito do texto
    e acho muito importante transmitir esta mensagem no mundo dos blogs que estão em contacto constante com imensas meninas
    ******
    HF
    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. 1º que nada quero pedir-te desculpa de nao te responder antes, mas estou sem pc foi para formatar e nao tenho tido muito tempo nem paciencia para vir aqui.
    Mas claro que eu ambém nao percebo nada de maquinas, achei que aquela seria uma boa compra. É muito simples e prática para levar para qualquer lado! ;)

    ResponderEliminar
  40. Eu amei este post! Demais mesmo! Parabens! =)

    ResponderEliminar
  41. Olha que devias fazer mais posts assim porque há muito o pensamento de que temos de ser perfeitas para nos amarem e todas aquelas tretas que nos vão alimentando ao longo dos anos. Sou da opinião que se uma pessoa te ama não é só pelo físico mas pelo que tu és. A outra pessoa vai amar a tua essência, não o teu aspeto. :)
    Por acaso gosto dos meus olhos porque são grandes e têm pintinhas mais escuras na iris e gosto dos meus braços porque estão a ficar firmes :)

    ResponderEliminar
  42. Ora Muitooo bem dito!
    Aplausos!
    Somos Mulheres com M grande....não somos plásticos insufláveis nem barbies de supermercado...!!!
    Querem perfeição??
    Comprem uma boneca!
    Post muito bom!

    ResponderEliminar
  43. Amei o post xD

    http://www.blogdajoanna.com/

    ResponderEliminar
  44. bom post! gosto bastante do meu cabelo, dos meus olhos e lábios btw :p

    ResponderEliminar
  45. O que me mete raiva é isso, os homens não se precisam de esforçar mas as mulheres têm de se esforçar imenso e arranjar competitividade entre elas.
    A maioria só que é rabo e mamãs, até pode nem ter cérebro...
    Mas olha eu amo-me! Claro que há dias em que odeio-me, parece que vejo defeitos em todo o lado, mas também gosto de mim como sou e não quero mudar.
    As únicas coisas que mudo é para me agradar a mim, quando já estou farta de estar sempre com a mesma cor de cabelo, quando vejo umas gordurinhas na barriga que não gosto, mas se for muito preguiçosa para combatê-las também não me vou mexer para agradar os outros, já me fartei disso porque vão sempre criticar.
    Ou és magra demais, ou és gorda demais, ou tens o cabelo muito escuro, ou muito claro, ou tens poucas mamãs ou tens mamãs a mais... Cada um é como é e pronto.
    É difícil, mas temos de nos aceitar, e se queremos mudar que seja por nós próprios e não para seguir estereótipos de corpos impossíveis de ter a não ser com silicone e cirurgias.
    Eu não nasci para ter corpo de borracha, não sou nenhuma boneca para tal coisa.
    Adoro posts destes porque geralmente comento imenso porque tenho sempre uma opinião a dar xD

    http://imperfectm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Parabéns pelo post Raquel!!! Adorei :D Eu gosto das minhas mamocas, das minhas mãos e do meu cabelo!

    Rock it on girl!

    Beijinho
    A.

    3littlelettersabc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  47. Gostei muito deste post. É daquelas coisas que se ouve muito falar mas pelos vistos não entra bem na cabeça das pessoas. Somos diferentes e penso que não temos de agradar a ninguém, senão a nós próprias. Desde que estejemos bem connosco próprias, iremos dar menos importância às críticas (ainda que estas doam a ouvir muitas vezes). Hoje em dia, com todo o rebuliço que os media criaram, acaba por ser mais difícil de nos aceitarmos e de gostarmos do nosso corpo porque é impossível atingir-se o grau de perfeição, simplesmente porque semelhante coisa não existe. Por isso, acho que deviamos conseguir ver que somos todas bonitas (e para o caso deles também) pelas nossas particularidades. Enfim... Eu gosto do meu peito e das minhas ancas (que não são propriamente pequenas - e isto é algo com o qual já aprendi a viver porque eu sei que nunca irei conseguir alterá-las, a não ser que serre o osso).

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  48. gostei muito deste post! acho que devias falar mais deste género de coisas porque a maioria das bloggers de imagem (não sei se é assim que se chama xD), apesar de saberem muito sobre essas coisas, de estarem sempre lindas e assim, também têm as suas fraquezas e coisas menos bonitas (falando de aspetos físicos) :) gostei muito! :) eu gosto do meu cabelo, das minhas mãos, da minha testa (que estupidez! xD), das minhas orelhas e da minha boca :)

    r: estudar prática? como assim? xD

    ResponderEliminar
  49. adorei o blog, está super original! segui bjs

    ResponderEliminar
  50. eu adorei este post !
    tenho a dizer que ODEIO os meus dentes, e pouca gente sabe o porquê. mas adoro o meu cabelo, as minhas mãos, unhas, os meus olhos, os meus lábios, e até gosto do meu bumbum apesar de eu ser gordinha, aceito-me tal como sou, quem ñ gostar de nós, quem gostará? (:
    (:

    ResponderEliminar
  51. Gostei muito deste post. :)

    ResponderEliminar
  52. r: se calhar é mesmo disso que ando a precisar. obrigada! :)
    então, a minha testa é pequenina e lisinha, eu gosto ahah :D
    vida de estudante universitário... complexa! xD

    ResponderEliminar
  53. Epá amei o post :D é disto que o mundo precisa :D
    gosto dos meus cotovelos :o

    ResponderEliminar
  54. Epá amei o post *-* é disto que a sociedade precisa! :D
    Eu gosto dos meus cotovelos c:

    ResponderEliminar

Não hesites, deixa a tua opinião! Tenho todo o gosto em ler e responder a todos os comentários :)