sexta-feira, 25 de maio de 2012

Viver bem#1: Pilates


Olá visitantes :) Hoje é dia 25, dia da rúbrica "Viver bem" e venho falar-vos de uma modalidade desportiva, que na minha opinião é mal compreendida. Em geral, pessoas da minha idade com quem falei acham que pilates é uma modalidade muito parada, mais para relaxar, o que não é inteiramente verdade, pilates requer um trabalho muscular intenso, e hoje quero falar então um pouco disso. Eu pratico pilates à cerca de 4 meses, talvez mais, não tenho bem a certeza, tenho aula num ginásio uma vez por semana e pratico, quando posso em casa também. Apesar de eu praticar pilates também no ginásio (também pratico outras modalidades), um dos benefícios desta modalidade é que pode ser praticada em casa com muita facilidade porque o único material necessário é um colchão (um tapete também pode servir) e uma toalha, coisas bastante acessíveis.

E em que consiste pilates? É um bocado difícil responder à questão, é mais fácil exemplificar, mas basicamente pilates é uma modalidade que incide em criar uma boa base de sustentação ao nosso corpo, dessa forma intensifica o trabalho abdominal e das costas, pois é a zona do tronco que é a mais responsável por manter a nossa coluna na posição correta e assegurar o nosso equilíbrio. Neste contexto os exercícios trabalham abdominais, dorsais, ombros, pernas, flexibilidade e equilíbrio. Pilates consiste em fazer exercícios calmamente, sempre de forma lenta e controlada, portanto sim, é uma modalidade parada, mas nos exercícios isola-se o trabalho de tal músculo ou seja, intensifica-se o trabalho de um músculo específico de cada vez, o que torna melhor o resultado. Não aconselharia pilates como única modalidade a praticar para quem quer perder peso, isso não, porque é necessário trabalho cardiovascular para perder peso. Mas é sem dúvida um bom aliado a cardio porque ajuda a tonificar os músculos, desde que faço pilates que tenho uns abdominais muito mais fortes e consigo fazer coisas que antes eram impensáveis, ajuda também a aumentar a flexibilidade e o equilíbrio, e acima de tudo ajuda a manter posições corretas fazendo com que seja menos provável ter problemas de coluna. Uns abdominais fortes são a base de sustentação para a coluna se manter na posição correcta.

Uma coisa que eu notei bastante desde que comecei a praticar pilates é que consigo ter uma maior noção dos músculos do corpo que trabalho com os exercícios, consigo melhor posicionar o meu corpo e equilibrar-me, eu sempre fui má em equilíbrio e agora estou muito melhor. Consigo ter uma noção de que forma mexer o corpo para trabalhar certo músculo. Praticar pilates até me fez aperceber-me de certos músculos que existem no meu corpo que nem conhecia x)

Desta forma aconselho aqueles que alguma vez estiveram de pé atrás para se iniciarem nesta atividade a iniciarem, porque vai valer a pena, vão ver resultados.

E a seguir deixo-vos com um vídeo que fiz, de alguns exercícios para trabalhar abdominais, para vos mostrar um pouco o que é pilates em termos de exercícios e para que possam experimentar os interessados :D

 
                          

O que acharam deste post e vídeo? Algum de vocês pratica ou praticou pilates? Gostavam de experimentar? Quero ouvir as vossas opiniões. :)
Raquel Pereira Painço

14 comentários:

  1. Nunca me aventurei, mas tenho muita curiosidade!

    http://douradochoque.blogspot.pt/

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  2. Eu nunca fiz mas gostava mt :)
    bjinhos

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  3. eu gostava de experimentar, mas como sou mt preguiçosa iria precisar de companhia e de alguém que me puxasse! No entanto, a única pessoa possível para me incentivar seria o meu namorado, mas n é modalidade que o puxe (e a culpa deve ser dele e dos amigos que consideram isso: maricas) =S

    Beijo

    O post de hoje:

    *favoritos de sempre*

    http://alwaysbeautiful-by-carlacunha.blogspot.pt/

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  4. adoro adoro adoro! e uso a bola suiça que dá um jeitaço! Torna os exercicios mais fáceis e divertidos! ;)

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  5. Estou a adorar esta rúbrica!
    Acho que te consigo explicar parte do motivo pelo qual muitas pessoas da nossa idade pensam que pilates é uma modalidade 'Soft': eu que sabia o que era pilates fui ao ginásio aqui da terrinha fazer a experiência. Experiência essa que não foi nada do que esperava, porque a maioria dos praticantes eram pessoas ou de idade avançada ou que recuperavam de lesões, etc. Por isso o instrutor tinha adaptado aquilo que nós esperamos de uma aula de pilates para aquilo que as pessoas em questão esperavam e podiam praticar! E assim passei eu uma bela hora de relaxamento de exercícios que mais me valia fazer na cama ao acordar com os olhos ainda fechados...
    No entanto reuni uma selecção de vídeos de youtube acerca da modalidade e pratico alguns dos exercícios em casa pelo menos uma vez por semana e recomendo! É óptimo para tonificar e trabalhar partes do corpo específicas (como sou do formato pêra, trabalho principalmente pernas e glúteos).

    My Own Project

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  6. gosto do teu blog, a sério que sim. mas acho que não devias fazer posts tão extensos. o que está aí escrito pode ser muito interessante, mas como e tão grande penso automaticamente em 'é muito grande, não vou ler'. a mancha gráfica ou a cor/tipo de letra não é a melhor, por isso, não 'seduz' um leitor. não me leves a mal, é apenas uma crítica construtiva.

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    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão :) Eu também já tinha pensado nisso mas por isso mesmo é que também pus o vídeo. Assim as pessoas interessadas realmente no assunto podem ler o texto, as que só estiverem curiosas, vêem o vídeo que é sempre mais apelativo :p
      Este post especialmente achei que deveria ter um texto mais extenso por ser uma rúbrica apenas mensal também.
      Quanto ao tipo e cor de letra tenciono mudar isso, assim como o layout do blog mas por aqui anda muita coisa para fazer e muita falta de tempo :/
      Obrigada por visitares e obrigada pela opinião :)

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  7. obrigada querida! :)
    eu faço uns exercícios desses (raramente) nas aulas de educação física e em casa com a Wii Fit :b

    beijinhos ♥

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  8. Acho que esta modalidade trás resultados incríveis.

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  9. já fiz, só que não tive tempo de me fotografar. quando voltar a vesti-la, mostro como a usei. :)

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